São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Expansão repete boom de 'milagre' e Plano Cruzado

DE SÃO PAULO

A indústria automotiva brasileira já viveu dois momentos parecidos com o que se estima para 2020: o período do milagre econômico, entre 1968 e 1973, e o ano de 1986, que marcou a implantação do Plano Cruzado.
"Nesses dois momentos a economia esteve bastante aquecida, com expansão do crédito e com impactos bastante positivos sobre o setor automobilístico", disse Júlio Manuel Pires, professor de economia da USP.
Para ele, a partir de agora a oferta de crédito ficará restrita ao comportamento da inflação. "Não creio que esse mesmo ritmo de crescimento do crédito possa se manter sem comprometer a inflação dos preços."
Pires afirma que até 2020 seja mais provável o aumento da oferta de crédito para a área habitacional do que para a automobilística. "Considero mais positivo do ponto de vista social e para o desenvolvimento econômico", disse.
Mesmo assim, ele confirmou que a indústria automotiva brasileira se desenvolveu bastante nos últimos anos, voltada para o atendimento dos mercados interno e externo, principalmente para a América Latina.
"É um setor competitivo internacionalmente no que diz respeito a carros mais populares, mas ainda carece de investimentos para ganhar competitividade no segmento de carros sofisticados", disse.



Texto Anterior: Veículo por habitante vai crescer 62%, planeja setor
Próximo Texto: Montadoras preveem investimento bilionário no país
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.