São Paulo, terça-feira, 23 de novembro de 2010

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MÍDIA 1

Jornal indiano reduz preço, e circulação cresce 8% ao ano

DE SÃO PAULO - Com uma tiragem de 4 milhões de exemplares e seis edições diárias diferentes, o "The Times of India" é um dos melhores exemplos de como a realidade na indústria dos jornais é totalmente diferente entre os países emergentes e países desenvolvidos.
Enquanto nos EUA e na Europa as empresas jornalísticas investem no meio digital pensando no dia em que vão parar de imprimir jornais, nos países emergentes a circulação cresce. No "The Times of India", a um ritmo de 8% anuais nos últimos dez anos.
Uma das explicações para o sucesso do diário indiano, segundo Aman Nayar, gerente de marca do jornal, é o preço. Os jornais custam o equivalente a R$ 0,10. Ou R$ 45 por uma assinatura anual.
"Reduzimos o preço pela metade há alguns anos e a circulação disparou", diz Nayar, que participou em São Paulo de seminário sobre o futuro dos jornais organizado pela INMA, associação internacional de marketing de jornais.
Mas o preço, diz Nayar, não explica tudo. "Oferecemos hoje mais reportagens e reportagens curtas, sempre com temas de interesse para o leitor", afirma.


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