São Paulo, quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bovespa tem pior ano entre americanas

Bolsa brasileira é a única, entre as principais do continente, que não subiu em 2010, segundo a Economática

Forte valorização das ações em 2009 e queda dos papéis da Petrobras neste ano explicam leve recuo do Ibovespa

MARIANA SCHREIBER
DE SÃO PAULO

A Bolsa brasileira apresenta o pior desempenho entre as Bolsas americanas em 2010, mostra levantamento da consultoria Economática feito a pedido da Folha.
Até terça-feira, o Ibovespa, principal indicador nacional, recuava 0,5% no ano. Com a alta de 0,38% ontem, a queda no ano está em 0,17%.
Nos EUA, as altas passam de 10%, no Peru, quase 60%, e no Chile, na Argentina e na Colômbia, mais de 30%.
Segundo analistas de mercado, dois fatores explicam o fraco desempenho da Bolsa brasileira: 1) ela subiu muito em 2009 (82,7%), liderando os ganhos no mundo; 2) a queda de cerca de 30% das ações da Petrobras, devido à operação de capitalização.
"Se as ações da Petrobras tivessem ficado no zero a zero neste ano, a Bolsa teria subido uns 6%. Ainda assim, uma rentabilidade menor do que a do CDI", ressaltou Alexandre Póvoa, presidente da Modal Asset Management.
Segundo Fausto Gouveia, economista da Legan Asset Management, os sinais de recuperação da economia do EUA estão impulsionando as Bolsas do país e as do México (19%), cuja economia é muito ligada à americana.
As demais Bolsas da América Latina são muito concentradas no setor de commodities agrícolas e de cobre, que apresentaram valorização.


Texto Anterior: Vaivém - Mauro Zafalon: Importações de vinho crescem 19% neste ano
Próximo Texto: Nouriel Roubini: Estratégia para a zona do euro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.