São Paulo, sexta-feira, 24 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Cientista que quebrou código nazista ganha documentário

DE SÃO PAULO

Deve ser lançado em breve um documentário sobre o inglês Alan Turing, considerado um dos mais importantes cientistas da computação.
Turing, que se matou em 1954, teria completado 99 anos ontem. Ele iniciou a chamada "revolução digital" e desenvolveu um sistema que quebrou o código de mensagens cifradas utilizado pelos nazistas durante a Segunda Guerra -o chamado Enigma, considerado impossível de penetrar.
Visto como um gênio excêntrico, Turing foi perseguido pelo governo britânico por ser gay. Ele chegou a ser submetido, à força, a uma terapia hormonal para "consertar" sua condição sexual.
O filme, produzido por um time internacional de cineastas, colhe depoimentos de pesquisadores e executivos da indústria digital de hoje, como do Google, e discute o que mais Turing poderia ter feito pela sociedade se ela não o tivesse rejeitado.


Texto Anterior: Vinicius Torres Freire: O Supremo e o custo do emprego
Próximo Texto: Internet: Brasileiro é o que mais lê jornais por meio de tablets e smartphones
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.