São Paulo, sábado, 24 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reino Unido cresce o dobro do esperado

DE LONDRES

A economia do Reino Unido cresceu no segundo trimestre quase o dobro do previsto por economistas.
Até junho, o PIB (total de riquezas de um país) aumentou 1,1% sobre o trimestre anterior. Não é um número chinês, mas é o maior avanço trimestral desde o início de 2006.
Foi também o terceiro trimestre seguido de crescimento após a recessão provocada pela crise financeira de 2008. Os destaques foram os setores de serviço e construção, que cresceu 6,6%, o maior índice desde 1963.
Os dados serão usados como argumento pelo governo e sua política de cortes de gastos e de incentivos. Muitos criticam que os cortes vieram muito cedo, com a economia ainda frágil, o que poderia jogar o país de volta a uma recessão.
Ontem a cotação da libra subiu, e a moeda já acumula uma valorização de 9% diante do dólar desde maio.
Mas alguns não veem razões para comemorar. Acreditam que os próximos dois trimestres não serão tão bons.
Há vários fatores para isso: o crescimento do segundo trimestre pode ter ocorrido porque as empresas resolveram comprar para refazer estoques; o clima (primavera) pode ter ajudado depois de um longo e duro inverno; o medo do desemprego pode frear o consumo.
"Há alguns sinais de que talvez o melhor já tenha passado", afirma Malcolm Barr, economista do JPMorgan. (VM)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Ford anuncia recall de 2.241 Focus por risco de vazamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.