São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2010

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Itaú Unibanco conclui hoje integração de todo o atendimento dos dois bancos

Antes de completar dois anos de incorporação, o Itaú Unibanco conclui hoje a integração de todos os pontos de atendimento pelo Brasil.
Mais de mil agências e postos de atendimento bancário do Unibanco foram reformados e integrados aos 3.900 pontos do Itaú, o que originou uma rede de quase 5.000 unidades em todo o país.
Com média mensal de 150 obras, as agências foram migradas em cinco meses.
"É a maior integração de bancos já feita no Brasil e tenho orgulho de completá-la em tempo recorde", disse Roberto Setubal, presidente da instituição.
Internamente, a mudança demandou grande gasto de energia, de acordo com o banqueiro. "Agora, podemos expandir mais os negócios e vamos olhar mais o cliente."
O banco tem mais de 40 milhões de clientes.
Qual foi a maior dificuldade em unir as duas instituições? Nada específico, segundo Setubal. "Já fizemos muitas vezes." Segundo ele, "não houve demissões, mas realocações".
O Itaú Unibanco tem 108 mil colaboradores, o que inclui as pessoas que trabalham no exterior, número semelhante ao que as duas instituições tinham na data da incorporação, em 3 de novembro de 2008.
No alto escalão, houve desligamentos, mas o banco não informa quantos.
Grandes números expressam o tamanho da operação que mobilizou mais de 650 fornecedores, 150 construtoras e mais de 1.600 pessoas que atuaram em logística e transporte por todo o país.
O banco estreia hoje a campanha de marketing, "1+1 é maior que 2", criada pela agência Africa.
Desde o anúncio da incorporação até 20 de outubro deste mês, as ações do Itaú Unibanco na Bolsa (ITUB4) valorizaram 100,9%, ante 89% do Ibovespa.
Com relação à necessidade de reformas no governo, Setubal disse acreditar que "seria mais eficaz continuar com uma agenda de microrreformas. Grandes reformas são difíceis de aprovar no Congresso e tomam tempo para resultados limitados".
Para ele, seria possível, por meio de leis ordinárias, fazer alterações que introduzissem grandes avanços para o país. "Exemplos recentes disso: crédito consignado, Lei da Ficha Limpa, súmulas do STF e Lei de Falências."

"Foi muito grande a energia gasta com a integração. Vamos poder agora expandir mais os negócios e olhar mais o cliente"

"Acredito que seria mais eficaz continuar com uma agenda de microrreformas. Grandes reformas são difíceis de aprovar no Congresso e tomam tempo para resultados limitados"

ROBERTO SETUBAL
presidente do Itaú Unibanco

Consumo de água mineral cresce com avanço da classe C

A expansão da renda da população vai impulsionar o consumo de água mineral neste e nos próximos anos.
As vendas devem atingir 7,24 bilhões de litros no final de 2010, com aumento de 15,7% sobre o ano anterior, segundo projeções da consultoria Lafis. Para 2011, a alta esperada é de 11,2%.
Ambos os resultados vão superar o ritmo de crescimento do PIB brasileiro, que está estimado pela consultoria em 7,2% e 5,2% para 2010 e 2011, respectivamente.
O aumento da massa salarial e mudanças nos hábitos de consumo, principalmente da classe C, são os principais motivos para a expansão da bebida, segundo Renata Alves, analista da Lafis.
"As pessoas passaram a consumir produtos que antes eram considerados supérfluos, como a água mineral."
Outro fator que tem influenciado é a forte atuação de multinacionais, com aquisição de fontes de água e investimentos em embalagens.
O consumo per capita no Brasil ainda é baixo quando comparado ao de outros países. Em 2009, foi de 32,7 litros por ano, ante 106 litros nos EUA, segundo a Lafis.

Em construção A Brookfield Incorporações e a Porte Construtora firmaram parceria para projetos residenciais de alto padrão na zona leste de São Paulo. O VGV (Valor Geral de Vendas) do primeiro empreendimento, batizado de Maria Callas, é de cerca de R$ 193 milhões.

Encontro... O ministro da Fazenda de Luxemburgo, Luc Frieden, desembarca em SP nesta semana com cerca de 40 profissionais da área financeira. Eles participarão do seminário "Novos Negócios e Investimentos no Brasil", voltado para a comunidade financeira, na próxima quinta-feira.

...financeiro A visita é uma resposta ao aumento em mais de 50% nas exportações do país para o Brasil no último ano. O brasileiro é o segundo maior comprador de produtos e serviços de Luxemburgo na América Latina e está em primeiro lugar como fornecedor da região para o país europeu.

Guru O especialista internacional em estratégia Thomas Davenport estará no Brasil amanhã. Ele vai participar de evento com empresários para falar sobre competitividade, a convite do SAS Institute, empresa de inteligência analítica com sede nos Estados Unidos.

COM QUE CAPA?
GRIFE TECNOLÓGICA

A febre do iPad chegou às grifes de luxo. A Louis Vuitton lançou dois modelos de capas para o computador, um com a estampa tradicional da marca e outro em tom grafite. "A combinação perfeita entre estilo e inovação tecnológica", informa a empresa. O assessório da Gucci combina "artesanato florentino com materiais de luxo", segundo a grife, e possui uma aba como fecho, para evitar pressão sobre a tela. Na Burberry, a capa para o tablet está disponível em couro ou lona xadrez e chega ao Brasil em novembro. A capa da Chanel, feita em couro, está prevista para dezembro. Apesar da Apple não confirmar, há expectativa de que o aparelho esteja nas lojas do país até o final deste ano.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e FLÁVIA MARCONDES


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