São Paulo, terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sob estiagem, rendimento da cana cai em São Paulo

Mas volume produzido avança 1,6% em 2010

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

O ano agrícola de 2010 fechou com uma produtividade menor nos canaviais paulistas. O rendimento foi de 83,7 toneladas de cana por hectare no ano passado -recuo de 2,3% ante 2009.
De acordo com o IEA (Instituto de Economia Agrícola), a estiagem que atingiu todo o Estado, de abril a novembro, foi a responsável pela queda na produtividade.
Apesar do recuo na renda por hectare, o volume total de cana avançou: foram produzidos no ano passado 429,9 milhões de toneladas, uma variação positiva de 1,6% ante 2009.
Zonas de expansão da cana no oeste do Estado foram as que registraram crescimento mais acentuado de canaviais, como a microrregião de Presidente Prudente, com alta de 21,1% no total de áreas plantadas.
O diretor regional da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Presidente Prudente, Celestino Rioiti Kiryu, disse que a cana continua avançando sobre antigas áreas de pastagem no oeste paulista.
"Isso foi mais intenso durante a chegada da cana, mas ainda continua acontecendo muito. A cana está remunerando de forma melhor o produtor", afirmou.
Na microrregião de Araraquara, a área produtiva aumentou 22,4% e avançou principalmente sobre a citricultura.


Texto Anterior: Commodities:
Mercado de saúde animal ganha estímulo

Próximo Texto: Costa do Marfim proíbe exportações e preço do cacau dispara
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.