São Paulo, terça-feira, 25 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Milionários de Mônaco lideram temor sobre retomada da economia global

Colin Matthieu/France Presse
Monte Carlo, em Mônaco, onde o investidor milionário está mais pessimista; Espanha e Irlanda lideram emotimismo

DE SÃO PAULO

Um dos destinos favoritos dos milionários que buscam fugir do Imposto de Renda de seus países, Mônaco também abriga os investidores mais preocupados com o cenário da economia global.
De acordo com pesquisa feita em 20 países pelo banco britânico Barclays, pouco mais da metade dos investidores que têm mais de 1 milhão de libras (cerca de R$ 2,7 milhões) e que moram no principado afirma acreditar que a economia mundial vai piorar nos próximos anos.
Em segundo lugar entre os mais pessimistas aparecem os japoneses, com 35% prevendo uma piora no cenário, seguidos pelos norte-americanos, com 25%.
Do outro lado da pesquisa (aqueles que acham que a economia mundial vai crescer nos próximos anos), chama a atenção o fato de Espanha e Irlanda -duas das economias europeias mais afetadas pela crise- estarem entre os líderes do otimismo.
Os milionários espanhóis são os mais confiantes com a recuperação global, com 40% apostando na retomada, enquanto os irlandeses estão em quarto lugar, com 26%, empatados com os indianos. No segundo e no terceiro lugares estão, respectivamente, os investidores de Qatar e da Arábia Saudita.
Para David Semaya, do Barclays, "existe uma grande divergência de opinião em relação ao que a próxima década vai trazer para a economia mundial. O cenário global para os indivíduos ricos está fortemente afetado pelas experiências nos mercados financeiros locais".
O estudo mostra ainda que os milionários latino-americanos estão entre os que mais sofreram com a crise. Eles só perdem para os europeus na hora de avaliar o impacto da crise na sua fortuna, com 41% dizendo que ela teve um impacto negativo grande ou substancial no patrimônio -ante 46% dos europeus.


Texto Anterior: OCDE defende corte em benefício social
Próximo Texto: Em encontro com EUA, China promete mudar política cambial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.