São Paulo, terça-feira, 25 de maio de 2010

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Objetivo é o desenvolvimento sustentável

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para especialistas ouvidos pela Folha, um conjunto de fatores explica essa mudança na atitude de ONGs e empresas quando o assunto é trabalhar juntos na preservação do ambiente.
Um deles é o aumento da pressão sobre as empresas em relação aos seus impactos socioambientais, que culminou no movimento de responsabilidade social empresarial e, mais recentemente, na busca do desenvolvimento sustentável como parte das estratégias de gestão no mundo corporativo.
"As empresas se deram conta de que produtividade e desenvolvimento precisam de uma base sustentável para a continuidade e a longevidade de seu próprio negócio, diz o diretor-executivo da Conservação Internacional no Brasil, Fábio Scarano.
As experiências bem-sucedidas de alianças entre empresas e ONGs com foco social, via investimento social privado, também são consideradas um passo importante nesse movimento de aproximação, na medida em que reduziu a desconfiança mútua que sempre existiu entre os dois segmentos.
"Se havia boas experiências para contar na área social, então nos demos conta de que era preciso rever alguns dos conceitos que geraram essa desconfiança, alguns deles mais apaixonados do que racionais", diz um ambientalista que prefere não se identificar.
Apesar da velocidade com que vem ocorrendo, a aproximação entre organizações e setor empresarial ainda está distante de contemplar todos os setores da economia. No Brasil, a polarização do debate entre ruralistas e ambientalistas é um exemplo.
"Seria mais produtivo que os ruralistas vissem os ambientalistas como parceiros, pois o cumprimento de padrões de sustentabilidade está se tornando cada vez mais uma exigência de mercado", diz o coordenador da campanha de Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário.


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