São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

folhainvest

Carina Consumista usa bem o cartão; Ana Ascendente preocupa

Pesquisa do Santander com 2.000 clientes identifica sete perfis de consumidor com riscos específicos

Clientes que mais precisam de orientação financeira são os jovens com pouca experiência no crédito, afirma banco

TONI SCIARRETTA
DE SÃO PAULO

Você é uma Carina Consumista, daquelas que torram o cartão de crédito na última coleção da Fashion Week, ou está mais para um Pedro Provedor, que paga todas as contas no cartão para juntar milhas aéreas e bancar parte das férias com a família?
Uma pesquisa com mais de 2.000 clientes do Banco Santander identificou sete perfis diferentes de consumidor no cartão de crédito, cada um deles merecendo cuidados e orientações específicas para usar o plástico com responsabilidade.
No Brasil, bao parte dos clientes é de Efigênia Estabelecida, geralmente senhoras maduras, que prezam a estabilidade, gostam de ser reconhecidas e de receber "mimos" -32% dos clientes do banco são Efigênias, várias delas funcionárias públicas, vindas do antigo Banespa.
Os clientes que mais inspiram orientação financeira são os jovens de perfil emergente, segundo Cassius Schymura, diretor de meios de pagamento do banco.
"A maioria é de recém-formados que acabaram de entrar no mercado de trabalho. Não têm experiência no crédito, não conseguem pagar as faturas inteiras e entram no rotativo. Precisam de orientação para saber que podem fazer um parcelamento com juros mais baixos."
O grupo representa 23% da amostra e foi identificado como o casal Ana e André Ascendentes. Também correm risco de descontrolar as contas os batalhadores Bia e Beto, que veem símbolo de status no cartão, mas têm renda comprometida com a casa e os filhos pequenos.
"A Carina Consumista, apesar do nome, sabe usar bem o cartão. Ela parcela e financia um padrão alto."


Texto Anterior: Aduana do país é lenta, dizem empresários
Próximo Texto: Finanças Pessoais - Marcia Dessen: Invista dinheiro e fique isento do Imposto de Renda
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.