São Paulo, sábado, 25 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nos shoppings, lojas têm melhor Natal da década

DE SÃO PAULO

A venda de produtos eletroeletrônicos, o aumento no número de consumidores e o crédito mais farto impulsionaram o crescimento do varejo no Natal deste ano.
A expansão é de 13% entre os dias 1 e 23 deste mês ante o mesmo período de 2009.
"Descontada a inflação do período, o crescimento real nas vendas é de 8%. Será certamente o melhor Natal da década", diz Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, associação que reúne os lojistas dos shoppings do país.
Com a oferta de produtos com mais tecnologia e o câmbio favorável, a venda de TVs de LCD, de iPods, de notebooks e de artigos de informática subiu 17% neste Natal. Outros segmentos que tiveram destaque, além do de eletroeletrônicos, foram o de perfumaria e cosméticos (crescimento de 17%) e o de óculos, bijuterias e acessórios (mais 18%).
No ano, as vendas nos shoppings aumentaram 12% ante 2009. "A renda cresceu significativamente nos últimos três anos. O governo adotou medidas para incentivar o consumo, e hoje 68% do PIB é consumo interno."
Para 2011, a expectativa é de alta entre 9% e 10%.
Acordo com os comerciários prevê que as lojas de shoppings não funcionem hoje nem no dia 1º. "Mas as lojas têm autonomia, e quem decidir abrir pode ser multado ", diz Sahyoun. (CR)


Texto Anterior: Fisco aumenta controle sobre o varejo
Próximo Texto: Aplicação em previdência privada até o dia 30 reduz o IR já em 2011
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.