São Paulo, sábado, 26 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

COMÉRCIO EXTERIOR

OMC decide a favor do Brasil em disputa sobre suco de laranja

DA FRANCE PRESSE - A OMC (Organização Mundial do Comércio) decidiu ontem que algumas taxas antidumping impostas pelos Estados Unidos sobre as importações de suco de laranja produzido no Brasil violam as leis do comércio internacional.
O painel de resolução de disputas da OMC aceitou a demanda brasileira em dois pontos, concluindo que os EUA "agiram de maneira inconsistente" ao aplicar seu polêmico e complexo método de cálculo, chamado de "zeroing".
Segundo as autoridades brasileiras, o "zeroing" permitiu aos EUA argumentar que o Brasil vendia suco de laranja no mercado americano por um preço abaixo do custo e que a metodologia "coloca uma sobrecarga injusta sobre as exportações brasileiras".
Os norte-americanos disseram que, embora o grupo especial (da OMC) tenha decidido contra o país, o Departamento de Comércio Americano deixou de utilizar o procedimento do "zeroing" em alguns casos desde 2006.


Texto Anterior: Fabricante quer adiar leilão do trem-bala de novo
Próximo Texto: Aviação: TAM começa a vender passagens em rodoviária
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.