São Paulo, sábado, 26 de março de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Evento discute economia criativa e mundo em rede

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Democratizar a oferta e compartilhar objetos, como carros, é possível. É o que diz Gilson Schwartz, professor da USP e coordenador do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, que organiza o ciclo de debates "Mesh com Moedas Criativas".
O mundo em rede e a economia criativa por meio das novas tecnologias são ideias discutidas em palestras e oficinas no evento, na USP.
"A tecnologia cria a possibilidade de um capitalismo menos concentrado na oferta", diz. "O lucro não é pecado, mas pode ser mais sustentável", afirma.
Como exemplo de "mesh" -rede, em tradução livre-, Schwartz cita o couchsurfing.org, site em que é possível oferecer o sofá de casa a viajantes. Em troca, o viajante oferece hospedagem em sua casa.
"Seria como se os donos das estradas compartilhassem sua infraestrutura para aumentar a eficiência de todo o sistema. A infraestrutura compartilhada é a essência do mundo em rede", diz Schwartz.
No evento, foi lançado o livro "Mesh: Porque o Futuro dos Negócios é Compartilhar", de Lisa Gansky.
O ciclo termina hoje, com debate entre o piloto Emerson Fittipaldi e um motoboy, sobre o futuro da mobilidade nas cidades ante as novas tecnologias.


Texto Anterior: Varejista diz que freio no crédito não afeta vendas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.