São Paulo, sábado, 26 de junho de 2010

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Marcas apostam na web para conquistar chineses

País já tem 384 milhões de pessoas conectadas; redes sociais são sucesso

Nokia fez festival de música e promoveu mágico na internet para vender telefones celulares na China

France Presse
Crianças chinesas aprendem a usar computadores em uma escola em Pequim; país conta 384 milhões de internautas

MARIANA BARBOSA
ENVIADA ESPECIAL A CANNES

O número de chineses conectados à internet equivale a dois Brasis: são 384 milhões de "netcidadãos", de acordo com a Associação Chinesa de Propaganda.
Apesar das barreiras impostas pelo governo, como os filtros ao Google, os chineses estão rapidamente se transformando em uma das nações mais conectadas.
"A internet já é a principal mídia na China em audiência", disse Belinda Wang, co-presidente do sohu.com, um dos portais mais populares da China, em palestra no Festival Internacional de Publicidade de Cannes, na França.
A internet, segundo ela, preenche a necessidade dos chineses de se comunicar e "expressar seus pontos de vista". As redes sociais contam com mais de 176 milhões de usuários ativos.
Mas é em busca de entretenimento que os chineses mais acessam a web: são 265 milhões de usuários de videogame. E 240 milhões de chineses vêm vídeos regularmente em sites como Youku, versão chinesa do YouTube.
"Com criatividade e por meio de redes sociais é possível capturar as mentes e os corações dos chineses e produzir resultados fantásticos para o negócio", disse em Cannes WeiDong Yang, responsável pelo marketing da Nokia na China.
Marca líder na China, a Nokia gasta 25% de sua verba com publicidade nos meios digitais, proporção maior do que a fatia da mídia digital no total do bolo publicitário do país (menos de 3% de uma verba de US$ 120 bilhões).
No ano passado, a Nokia patrocinou o maior festival de música on-line em tempo real da história.
Em outra ação, a Nokia contratou um mágico jovem, Liu Qian, que se tornou celebridade ao vencer um show de talentos na televisão.
No site da campanha, Qian fazia aparecer e desaparecer os aparelhos em passes impressionantes de mágica.
O sucesso foi tal que a empresa levou o garoto a lojas para demonstrações. Resultado: 26 milhões de pageviews no site da campanha.
Mas nem só de interação com marcas vivem as comunidades digitais chinesas. Em março, um mendigo, apelidado de Brother Sharp ou Príncipe Mendigo, foi alçado a celebridade.
Clicado por fotógrafos de moda por seu look fashion, Brother Sharp se espalhou nas redes sociais.
Os chineses lançaram um movimento para que ele reencontrasse sua família, com a qual havia perdido contato há sete anos. Em menos de uma semana, ele voltou para casa.


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