São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Restaurante francês dá lugar a rede de churrascarias carioca

Fábio Rossi/Agência o Globo
Restaurante Garcia & Rodrigues, no Leblon (Rio), que dará lugar a unidade do Porcão

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DO RIO

Um dos restaurantes de culinária francesa mais badalados da zona sul do Rio, o Garcia & Rodrigues, no Leblon, fechou as portas no domingo passado para dar lugar a uma nova filial da churrascaria Porcão. Sua versão em São Paulo (na Vila Olímpia) terá o mesmo destino.
As duas casas são de propriedade do BFG (Brasil Foodservice Group) -dono também dos restaurantes Galeria Gourmet e Johnnie Pepper, que está investindo R$ 150 milhões para ampliar a rede de churrascarias.
No lugar dos dois Garcia & Rodrigues, o BFG pretende abrir, no primeiro semestre de 2012, o que Lucas Zanchetta, diretor-executivo do grupo, chama de "Porcão Prime" -filiais da churrascaria voltadas para o público classe A.
A rede especializada em rodízios tem cinco restaurantes (quatro no Rio, um em Brasília), e a ideia de seus proprietários é dobrar esse número até o fim deste ano, abrindo mais três casas no Rio, uma em Curitiba e uma em Florianópolis. Para 2012, o Porcão pretende inaugurar duas filiais em São Paulo -a da Vila Olímpia e outra nos Jardins- e uma em Miami. A expansão da marca ainda prevê a inauguração de empórios onde se venderá toda a "linha para churrasco" -desde cortes de carne até espetos e carvão.
"Nosso objetivo ao adquirir as empresas [em 2009] era ampliá-las para ganhar escala", diz Zanchetta. Segundo ele, o restaurante francês trabalha com muitos ingredientes e mão de obra cara. "Não dava a rentabilidade almejada. Já o Porcão tem a compra concentrada, quase 90% são carnes, você consegue ter uma margem de lucro maior."
O BFG pretende aplicar o mesmo conceito de "ampliar para ganhar em escala" na marca Garcia & Rodrigues, acabando com os restaurantes e investindo na parte de panificação e cafeteria para criar um "Starbucks brasileiro". Serão dez cafés, com itens de marca própria, pães e pâtisserie, em shoppings do Rio e outros dez em São Paulo, todos previstos para 2012, segundo o diretor.


Texto Anterior: Usina: Funcionário é indenizado em R$ 20 mil por ter de ficar parado
Próximo Texto: Funcionário se queixa da Amazon nos EUA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.