São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2011

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Usuário de tablet dedica mais tempo a notícias

Conteúdo jornalístico representa função central do aparelho nos EUA

Segundo estudo, 9 em cada 10 leitores afirmaram ter lido no tablet notícias que não estavam procurando

DE SÃO PAULO

Pouco mais de um ano e meio após o lançamento do iPad, a combinação dos tablets com conteúdo noticioso dá sinais de êxito. Estudo do Pew Research Center mostra que a leitura de notícias ocupa o posto de principal função do aparelho, ao lado da leitura de e-mails.
Segundo o levantamento, 53% dos usuários de tablet nos EUA acompanham notícias diariamente. O uso diário para a leitura de e-mails abrange 54% do total.
Cerca de 11% da população do país tem um tablet, sendo o perfil médio de adultos entre 30 e 49 anos, com ensino superior completo e renda superior à média geral da família americana.
O nível de leitura aumentou no dispositivo móvel. Cerca de 30% dos usuários responderam dedicar mais horas para as notícias do que dedicavam antes. Igual percentual afirmou buscar mais fontes de notícias do que costumavam utilizar.
Contrariando previsões iniciais, textos longos despertam interesse similar às manchetes na leitura de notícias. Os aplicativos jornalísticos ainda representam 30% do consumo de notícias, mas reúnem leitores ávidos por conteúdo, que apresentam tempo de uso, número de fontes pesquisadas e acesso diário acima da média.
O tablet favoreceu a leitura ocasional. Nove em dez usuários habituados a textos longos afirmaram ter lido notícias que não procuravam.

RENTABILIDADE
Enquanto os tablets são hoje a plataforma preferida para notícias para mais de 40% dos usuários, a disposição para pagamento de conteúdo traça desafios.
Apenas 14% dos usuários ouvidos no levantamento pagavam por acesso exclusivo no aparelho. Outros 23% haviam recebido o direito de uso a partir de um pacote combinado com a versão impressa.
A maior parte (79%) dos não pagantes afirmou que não contrataria serviços caso o pagamento fosse a única forma de acesso às notícias. A pesquisa, feita em parceria com o grupo "The Economist", ouviu 1.159 donos de tablets e 849 pessoas com hábito de leitura no aparelho.


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