São Paulo, domingo, 26 de dezembro de 2010

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Itaú usa telepresença para driblar trânsito de SP

DE SÃO PAULO

Em geral, a telepresença é utilizada pelas empresas para reduzir o número de viagens internacionais.
"São companhias de diversos segmentos que têm de aproximar equipes e contatar fornecedores e clientes distantes", diz Sylvio Modé Neto, vice-presidente da Dimension Data, empresa que distribui e instala a tecnologia da Cisco no Brasil.
Mas em uma cidade com o trânsito cada vez mais caótico, como São Paulo, a telepresença começa a ser considerada um investimento válido para evitar deslocamentos de um bairro para outro.
O Itaú instalou a primeira sala de telepresença na capital paulista em 2009. Hoje, são dez apenas na cidade -e nove salas em outros municípios brasileiros e em Nova York e em Miami (EUA). Um investimento total de cerca de R$ 4 milhões.
"Mais da metade das reuniões que fazemos são para conectar as equipes em São Paulo", diz João Bezerra Leite, diretor de infraestrutura e operações de TI do banco.
Com isso, Bezerra calcula que os funcionários do banco tenham deixado de percorrer pelo menos 450 mil quilômetros em 2010 -o que representa 58 vezes a distância entre São Paulo e Nova York.
"Investimos em agilidade e qualidade de vida. A telepresença está disponível para toda a equipe, de executivos a analistas de sistemas."
Mas além de encurtar distâncias e dinamizar processos, a telepresença tem mudado padrões de comportamento em reuniões.
Como as conexões entre as salas são pré-agendadas e o equipamento é acionado automaticamente, não há espaço para atrasos.
Além disso, o fabricante orienta a não deixar os aparelhos, que são muito sensíveis, perto de líquidos, como café ou água.
"Acabou essa história de fazer almoço-reunião. No máximo, deixamos água disponível ao fundo da sala", diz Cláudio Rey, superintendente de gestão de serviços e logística do Santander, que possui seis salas de telepresença no Brasil.
"Sem dúvida, as reuniões se tornaram mais objetivas e produtivas." (CM)


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