São Paulo, terça-feira, 27 de julho de 2010

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Consumidor desconfia de empresa "verde"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Empresas que usam argumentos sustentáveis em seus produtos devem ficar atentas para a desconfiança do consumidor em relação ao tema.
Segundo diversas pesquisas, a maior parte dos consumidores acredita que as empresas não transmitem suas informações de caráter socioambiental de maneira apropriada.
Ou seja: que usam esse tipo de informação apenas para aparecer bem na fotografia e vender mais produtos.
Outro desafio importante se refere aos preços, que na média ainda são maiores para os produtos sustentáveis. É preciso ficar atento ao fato de que muitas vezes o preço mais baixo se refere a produtos sem origem legal. Uma realidade bastante comum, por exemplo, no mercado de madeira.
Como a procura por produtos com esse apelo também aumentou, há ainda casos em que os custos de uma produção sustentável são semelhantes ou até mais baixos (menor consumo de água e energia, por exemplo), mas as empresas acabam engordando os preços em função da demanda aquecida.
"De qualquer forma, há investimentos necessários, como tratamento dos resíduos, contratação de pessoas etc. Alinhar esses investimentos com os preços no longo prazo é um desafio que as empresas terão de enfrentar", diz Luís Fernando Guedes Pinto, do Imaflora, uma das principais certificadoras do país.


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