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Investimento publicitário em mídia cresce 13,8%
No 1º semestre, R$ 39,8 bi foram aplicados no setor no país, aponta Ibope Monitor
DE SÃO PAULO
O investimento publicitário em mídia no país cresceu 13,8% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento Ibope Monitor.
De janeiro a junho deste ano, foram investidos R$ 39,8 bilhões. Nos primeiros seis meses de 2010, o total chegou a R$ 35 bilhões.
As quantias refletem os preços brutos de tabela dos veículos de comunicação.
Ainda de acordo com o Ibope Monitor, entre as 50 maiores agências publicitárias, a Y&R manteve o primeiro lugar em investimentos, ao aplicar R$ 2,8 bilhões.
Na sequência das que mais investiram, vieram AlmapBBDO, Ogilvy & Mather, Euro RSCG e JWT.
Em relação ao ranking de dezembro de 2010, a Euro RSCG subiu uma posição, enquanto a WMcCann, que estava em quarto lugar, aparece, agora, em sexto. A JWT também caiu duas posições.
Considerando todo o grupo das 50 maiores agências, o total investido em mídia no primeiro semestre de 2011 foi de R$ 24,2 bilhões, valor 16,8% maior que o do mesmo período do ano passado.
REGIONALIZAÇÃO
Um fenômeno importante no 1º semestre foi o fortalecimento dos mercados regionais, na avaliação da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).
"Percebemos que as agências regionais estão mais dinâmicas, preocupadas com a formação e a qualificação de suas equipes", diz Luiz Lara, presidente da Abap.
O levantamento mostra ainda que os dez maiores anunciantes do país são: Casas Bahia, Unilever Brasil, AmBev, Reckitt Benckiser, Hyundai Caoa, Cervejaria Petrópolis, Caixa, Sky, Procter & Gamble e Peugeot.
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