São Paulo, sábado, 27 de agosto de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Voo doméstico da Gol terá entretenimento de bordo

Passageiro poderá acessar programação que será atualizada diariamente

Conteúdo viabilizado por parcerias poderá ser assistido em tablets ou celulares dos passageiros a bordo

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

A partir do dia 1º, passageiros da Gol poderão acessar uma programação de notícias e entretenimento no próprio celular, tablet ou notebook por meio de uma conexão sem fio.
O novo serviço, chamado "Gol no Ar", será gratuito e estará disponível, inicialmente, em 250 voos diários. Até o fim do ano serão 400 voos.
Ao fim de 2012, o serviço deverá atingir a totalidade da malha (cerca de 900 voos).
O conteúdo não é em tempo real, mas a companhia promete atualizá-lo pelo menos uma vez por dia.
A atualização será feita automaticamente toda vez que a aeronave pousar em um dos dez aeroportos equipados com um servidor: Congonhas, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont, Confins, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza.
A intranet poderá ser acessada inicialmente em aparelhos da Apple (iPhones, iPads e iPods Touch) e também notebooks que usem a tecnologia Wi-Fi.
Outros smartphones, como BlackBerry, terão acesso limitado nesse primeiro momento. Aparelhos com sistema Android terão de esperar até o início do próximo ano.
O conteúdo será fornecido por meio de parcerias com a Globosat (SporTV, Multishow, GNT, Canal Brasil), a editora Abril e as rádios CBN e Globo. Haverá ainda canais de jogos e música.
"Essa é uma plataforma inédita na aviação comercial", diz Claudia Pagnano, vice-presidente de mercado e novos negócios da Gol.
"E ela é condizente com nosso modelo de negócios de baixo custo, sem a necessidade de investimentos em centenas de monitores de TV, fios e todo custo de instalação e manutenção", afirma.
Pagnano diz que a companhia não tem planos, com a tecnologia existente hoje, de permitir acesso à internet. "Não deixamos de vislumbrar essa plataforma, mas os custos hoje seriam muito altos."
A tecnologia permitirá à companhia conhecer o comportamento dos passageiros.
"Eu consigo saber qual conteúdo foi baixado e em que tipo de aparelho", afirma a executiva. "Isso nos permitirá aprimorar o conteúdo, que poderá inclusive ser regionalizado."
A Gol também pretende faturar vendendo espaço publicitário na nova intranet.
A companhia já tem 35 aeronaves habilitadas com o serviço. Um ícone na frente da cabine ajudará a identificar se ele está disponível.
Os primeiros voos com o serviço serão os da ponte aérea Rio-São Paulo. Cerca de 80% dos voos nessa rota irão oferecer o serviço no dia 1º.


Próximo Texto: TAM e Azul oferecem programas de TV
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.