São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atrasado, plano de banda larga chega a SP até fevereiro de 2012

Ministro das Comunicações afirma que atraso de 1 ano será tirado agora, com contratos assinados

Sudeste deveria ter começado a receber conexões no final de 2010, de acordo com projeções iniciais

SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA

As primeiras conexões do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) no Estado de São Paulo deverão chegar até fevereiro de 2012, com um ano de atraso pelo cronograma inicial do governo.
A instalação da infraestrutura de redes da Telebrás começou em Brasília e se expandiu até agora a Itumbiara, sul de Goiás, afirmou ontem o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Até chegar a São Paulo, a rede da Telebrás vai atender as regiões do caminho, como o Triângulo Mineiro, onde estão localizadas cidades como Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas.
No Nordeste, o Ceará será o primeiro Estado a receber conexões do plano.
Segundo o ministro, um anel de fibras ópticas está sendo concluído para conectar a região a Brasília.
"O atraso que houve será tirado agora. Todos os contratos estão assinados, com exceção da região Norte", disse Bernardo. O Nordeste, a exemplo do Sudeste, deveria ter começado a receber conexões do PNBL no final de 2010, de acordo com as primeiras projeções oficiais.
Da lista de 100 cidades prioritárias do plano, que receberiam conexão até o final de 2010, 8 são de São Paulo: Campinas, Guarulhos, Pedreira, Serrana, Conchal, Embu, São Carlos e capital.
O ministro esteve ontem em audiência pública na Câmara para tratar de questionamentos do TCU em relação às licitações da Telebrás, um dos motivos para os atrasos no cronograma do plano de universalização da internet em alta velocidade.
O ministro reforçou que o problema está solucionado, que os contratos estão quase todos assinados, mas admitiu a demora na execução.



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Superfaturamento em pregões e burocracia retardam execução
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.