São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

DÚVIDAS SOBRE CRÉDITO IMOBILIÁRIO

1
Como escolher?

O principal ponto é a taxa final de juros. Compare o CET (Custo Efetivo Total), a taxa que engloba tarifas, serviços, seguros e impostos embutidos.

2
Quais são as opções?

Pode-se financiar um imóvel dentro ou fora das regras do SFH (Sistema Financeiro da Habitação), que só valem para imóveis de até R$ 500 mil. No SFH, os juros são tabelados -até 12% mais TR (para parcelas fixas, vai a 13% mais TR). No SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), as regras são flexíveis, mas os juros nesse sistema hoje já não superam muito os cobrados no SFH.

3
Posso sacar o FGTS?

Sim, se tiver contribuído pelo menos por três anos e não for dono de outro imóvel. O imóvel deve valer até R$ 500 mil.

4
Como são os pagamentos?

Há dois sistemas: Tabela Price e SAC (Sistema de Amortização Constante). Na Price, as parcelas são iguais do início ao fim. No SAC, serão decrescentes, sendo que a 1ª parcela costuma ser 25% maior do que na Tabela Price; a vantagem é que o valor final é 25% menor.

5
Faço pré ou pós-fixado?

No pré, as parcelas não variam, diferentemente do pós-fixado. Os bancos, porém, cobram uma taxa maior no sistema prefixado.

6
Posso financiar na planta?

Além do preço menor, comprar imóvel na planta tem a vantagem de que não são pagos juros até a entrega das chaves. Depois, a construtora pode cobrar juros de 1% ao mês mais IGP-M. Nesse momento, a maioria toma empréstimo embanco.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Demanda maior tornou mais fácil vender imóvel não quitado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.