São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2010

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MÍDIA

Circulação de jornais no Brasil cresce 2% no primeiro semestre

DE SÃO PAULO - A circulação média dos jornais no Brasil cresceu 2% no primeiro semestre na comparação com igual período de 2009, segundo o IVC (Instituto Verificador de Circulação).
O resultado positivo no semestre era esperado, diz o presidente-executivo do IVC, Pedro Martins Silva. "No último trimestre do ano passado, com o arrefecimento da crise econômica mundial, já era perceptível a recuperação na circulação dos jornais." Para o ano de 2010, Silva estima um crescimento de 5%.
"Temos eleições neste ano e as campanhas estimulam o interesse por notícias." Os dados do IVC levam em conta as publicações filiadas, um total de 94 títulos. Três publicações ficaram de fora por não terem fornecido os dados de junho. De janeiro a junho de 2010, a média de circulação dos jornais no Brasil foi de 4.255.893 exemplares por dia.

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A publicidade brasileira movimentou R$ 9,9 bilhões nos primeiros cinco meses do ano, alta de 27,25% na comparação com igual período de 2009.
Os dados são do Projeto Inter-Meios, que se baseia em informações fornecidas pelos veículos de comunicação.
Os jornais registraram alta de 7,84% no faturamento bruto acumulado, com R$ 1,33 bilhão. A participação dos jornais no total do bolo publicitário ficou em 13,35%.
O maior crescimento foi registrado pela televisão aberta, com alta de 34,76% no faturamento bruto. Nos cinco primeiros meses do ano, o faturamento das TVs foi de R$ 6,3 bilhões. A participação da TV no bolo publicitário avançou para 63,66%.
A internet registrou a segunda maior taxa de crescimento: 34,04%. Os anunciantes investiram R$ 414,3 milhões no meio eletrônico de janeiro a maio.
A participação em relação ao total dos gastos com publicidade ficou em 4,16%.
Com esse crescimento, a web está próxima de ultrapassar o rádio, que obteve receita bruta de R$ 420 milhões no período, alta de 18,56%.
(MARIANA BARBOSA)


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