São Paulo, sábado, 28 de agosto de 2010

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Receita da mídia com publicidade cresce 30%

Faturamento de janeiro a junho chega a R$ 12,5 bi

DE SÃO PAULO

Os veículos de comunicação do Brasil registraram aumento de 29,8% no faturamento com publicidade no primeiro semestre. A receita publicitária de janeiro a junho foi de R$ 12,5 bilhões, ante R$ 9,6 bilhões em igual período de 2009.
O levantamento é do Projeto Inter-Meios, coordenado pelo Grupo Meio&Mensagem e auditado pela PricewaterhouseCoopers. As informações foram fornecidas pelos próprios veículos de comunicação. Os valores não levam em conta a inflação.
O segmento que mais cresceu no semestre foi a TV aberta, com alta de 37,6%. Em um semestre marcado pela Copa do Mundo da África do Sul, as TVs alcançaram um faturamento bruto de R$ 8 bilhões com publicidade.
No primeiro semestre de 2009, o faturamento foi de R$ 5,8 bilhões. Com o crescimento acima da média do mercado, a participação da TV aberta no total do bolo publicitário subiu de 60,2% para 63,9%.
A internet também cresceu acima da média do setor: 36,7%. A mídia eletrônica ultrapassou, no mês de junho, as rádios, consolidando-se como a quarta maior mídia do país em faturamento publicitário: R$ 539,2 milhões.
No acumulado do semestre, a participação da internet foi de 4,3%.
Já o faturamento bruto das rádios também cresceu, mas em menor intensidade -18,8%. O segmento obteve faturamento bruto de R$ 523,9 milhões, correspondente a uma participação de 4,2%.
Outra mídia que cresceu acima da média do mercado foi a TV por assinatura: alta de 36,85%, para R$ 447 milhões. O segmento recebe 3,57% da verba total de publicidade.
Segundo maior meio de comunicação do país em receita publicitária, os jornais viram seu faturamento bruto aumentar 8,25% no período, para R$ 1,6 bilhão. A participação ficou em 12,8%.
O segmento de revistas registrou alta de 23,2%, para R$ 857,9 milhões.
Cinema e mídia exterior também registraram crescimento superior a 20%. O cinema recebeu R$ 40 milhões (+24,6%). O segmento de mídia exterior, que inclui outdoors, recebeu R$ 361,6 milhões no primeiro semestre.
O único meio que viu o faturamento encolher foi o de guias e listas, com queda de 9,5%, para R$ 155,3 milhões. (MARIANA BARBOSA)


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