São Paulo, terça-feira, 28 de setembro de 2010

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Webjet cancela 40% dos voos, e Anac proíbe venda de bilhetes

Venda para viagens até sexta foi vetada; empresa já foi multada por excesso de jornada da tripulação

Com demanda em alta, empresa perdeu quase 30 copilotos para as concorrentes TAM e Gol nos últimos dois meses

JANAINA LAGE
DO RIO

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) proibiu a venda de bilhetes da Webjet para voos programados até a próxima sexta-feira. A medida foi tomada após a companhia cancelar, ontem, quase 40% de um total de 118 voos.
A companhia informou que acata a decisão, que os cancelamentos foram programados e que foi obrigada a reduzir o número de voos para evitar que a tripulação extrapolasse o limite de horas previsto na legislação, de 85 horas por mês ou 240 horas por trimestre.
Em julho, a Anac multou a Webjet em R$ 225 mil por excesso de carga horária da tripulação.
A Folha apurou que, desta vez, a empresa sofreu um desfalque com a saída de quase 30 copilotos, que foram contratados pelas concorrentes Gol e TAM nos últimos dois meses.
Além de ver sua tripulação reduzida, houve atrasos no treinamento de 64 novos copilotos, contratados há três meses. O motivo, segundo a Folha apurou, foi uma pane no simulador de voo.
A expectativa é que os copilotos sejam incorporados à escala de voo no mês que vem, juntamente com 85 novos comissários que também estão em treinamento.
Segundo Juliano Noman, superintendente de Regulação Econômica da Anac, o aumento dos cancelamentos começou na semana passada, mas atingiu o ápice ontem, quando 44 voos foram cancelados até as 20h.
Outro fator a prejudicar a operação foi a parada para manutenção não programada de uma das aeronaves ontem. A presidente da Anac, Solange Vieira, entrou em contato com TAM e Gol para que as companhias efetuem o transporte dos passageiros prejudicados.
A escassez de mão de obra está se tornando um problema generalizado entre as empresas. "O que as empresas dizem é que em um dia você perde o piloto e leva seis meses para colocar outro profissional em operação", disse Noman.
Caso a Webjet mantenha patamares elevados de cancelamento nos próximos dias, a companhia estará sujeita a novas punições, desde multas até suspensão de operações ou proibição de efetuar alguns voos.
Segundo Carlos Camacho, do Sindicato Nacional dos Aeronautas, desde o fim do ano passado, funcionários da Webjet fazem queixas sobre a jornada excessiva. Ela é a quarta maior empresa aérea do país com 5,82% do mercado doméstico.


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