São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CÂMBIO

BC da Coreia do Sul estuda novas medidas para controle de capital

DO "FINANCIAL TIMES" E DE PEQUIM - A Coreia do Sul pode ser o próximo país a adotar medidas de controle para conter a entrada de capital especulativo, unindo-se a uma lista que conta hoje com Brasil, Tailândia e Indonésia.
"Regulação dos fluxos de capital pode ser uma ferramenta eficaz", afirmou o presidente do BC sul-coreano, Kim Choong-soo, sem, no entanto, citar quais medidas são estudadas por Seul.
Autoridades, porém, sinalizam que o governo pode taxar a entrada de capital especulativo, limitar as posições em derivativos e reintroduzir uma taxa sobre os lucros de donos estrangeiros de títulos.
A entrada de capital estrangeiro nos países emergentes e o seu efeito sobre o câmbio têm sido alvo de muitas discussões nas últimas semanas.
O G20 discutiu na semana passada a proposta de estabelecer meta para o saldo em conta-corrente dos países, para tentar conter os desequilíbrios da economia global. No encontro, o grupo não estabeleceu uma meta concreta -os EUA querem que seja de 4%.
Um conselheiro do BC chinês afirmou que o país e os EUA chegaram a um consenso para a cúpula do G20, que acontecerá no mês que vem em Seul, em torno do estabelecimento de metas para cortar desequilíbrios comerciais.
Segundo Li Daokui, houve "um bom progresso" na reunião da última semana do G20. "É possível que os dois governos [EUA e China] e outros alcancem um entendimento."


Texto Anterior: Tarifas e pagamento mínimo de cartão terão padrão
Próximo Texto: TV por assinatura: Lucro da Net tem queda de 76% no 3º trimestre por efeito contábil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.