São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Matéria-prima mais cara deve afetar balanço de siderúrgicas

DO RIO

Se para a Vale a alta do minério é sinônimo de lucros maiores, com as siderúrgicas acontece o oposto. Elas devem registrar resultados mais modestos no terceiro trimestre deste ano por conta da alta do principal insumo para a produção de aço.
Segundo Pedro Galdi, analista da SLW, a forte elevação dos preços do minério se traduz "na transferência de margem de lucro de siderúrgicas para mineradoras", pois as primeiras viram seus custos de produção subir.
As usinas, diz, já sofrem com a valorização do real, que proporciona uma "invasão de aço importado" no mercado brasileiro e reduz a competitividade das exportações brasileiras do setor.
Diante disso, analistas já esperam um pequeno recuo no lucro da CSN e da Usiminas, que divulgam balanços hoje.
Animada com a alta do minério de ferro e a demanda crescente da China, a Vale, por seu turno, vai anunciar hoje um novo plano de investimento, que deve focar em novos projetos de minério de ferro e cobre no Brasil e na África.


Texto Anterior: Com alta do minério, lucro da Vale sobe 253%, para R$ 10,6 bi
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.