São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 2011

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Jornais têm 20% mais leitores que a internet

Dado é da Associação Mundial de Jornais

RODOLFO LUCENA
COLUNISTA DA FOLHA

Os jornais atingem, em todo o mundo, um leitorado maior que a internet. Num dia típico, os diários impressos têm 20% de leitores a mais do que o mundo virtual, constatou pesquisa feita pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (Wan-Ifra, na sigla em inglês).
Isso não significa, porém, que a situação esteja tranquila para os jornais, afirma o presidente da entidade, Christoph Riess, que visita a América do Sul e ontem esteve na Folha.
A circulação global dos impressos vem caindo, tendo chegado em 2010 a 519 milhões de exemplares diários, ante 540 milhões em 2008. "Há uma mudança estrutural, particularmente na área de anúncios classificados e na circulação dos jornais impressos nos mercados maduros. Os jornais precisam adaptar seu modelo de negócio e seus produtos para que reflitam o mundo moderno."
A publicidade na web é a que mais cresceu em todos os mercados analisados pela entidade, dos países mais desenvolvidos às nações emergentes. Na América do Sul, por exemplo, aumentou 31% de 2009 para 2010, ante 19% de aumento da publicidade na TV e 6% de crescimento da publicidade na imprensa.
O mundo digital, diz Riess, fez surgir novidades como as redes sociais, os serviços de busca, as transações on-line, o jornalismo cidadão.
"A emergência de novos conceitos é a regra agora. Os editores precisam entender que renovação é essencial. As tradições [dos jornais impressos] são uma ótima base, mas os jornais precisam se desenvolver a partir delas."
Enquanto a circulação cai em mercados considerados "maduros", como Europa e EUA, cresce no Oriente e em países emergentes da América Latina. "No Brasil, a circulação dos jornais impressos cresceu 2% em 2010, mas caiu 4,6% no Chile." Para ele, "no Brasil, a indústria tem mostrado bons índices de crescimento, o que reflete a melhoria dos níveis da economia e da educação no país, mas também a energia da imprensa brasileira".


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