São Paulo, sábado, 29 de maio de 2010

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Executiva do Yahoo! tenta salvar empresa da irrelevância na web

Carol Bartz tem feito promessas de reformular o grupo, que quer ser centro da vida on-line

Presidente da empresa, no entanto, não está conseguindo fazer mudanças com rapidez suficiente para salvá-la

STEPHEN FOLEY
DO "INDEPENDENT"

O Yahoo! é uma tragédia transcorrendo em tempo real. Isso não é novidade.
A questão mais interessante é determinar se Carol Bartz, a presidente da empresa, é uma figura trágica.
Será que a executiva que veio para reformular o dinossauro da internet terminou engolida e enlouqueceu diante da impossibilidade de torná-lo relevante de novo?
Ou será que suas promessas de restaurar a glória do grupo mascaram uma estratégia secreta de vender a empresa aos pedaços até que só reste um cerne lucrativo?
A irrelevância da empresa não é tragédia, e sim veredicto sobre o fato de que não faz nada de único na web.
Há uma explosão de conteúdo vibrante na internet, mas está fragmentada entre sites especializados.
O Yahoo! diz querer ocupar posição central na vida on-line das pessoas, mas esse slogan parece ser um eco de uma era extinta.

ESTRATÉGIA SECRETA
Em um mundo ideal, Bartz estaria seguindo uma estratégia secreta, já que a oficial não parece inspiradora.
Bartz, na verdade, vem tomando decisões corretas. Os sites da empresa são cada vez mais uma camada de pele sobre negócios on-line mais dinâmicos criados por outros.
Mas, embora o Yahoo! esteja sendo encolhido, a realidade é que Bartz não consegue conduzir o processo com a rapidez necessária. Embora deseje que ela na verdade tenha uma estratégia secreta, não consigo me convencer de que é o caso.
A presidente deveria estar alardeando sua intenção impiedosa de terceirizar ainda mais conteúdo. Também deveria ser ousada na venda de operações internacionais.
Assim, o desempenho medíocre das ações do Yahoo! (recuaram cerca de 9% neste ano) poderia ser revertido.
Mas a empresa não quer e não vai aceitar esse destino.
O fator decisivo para mim foi quando Bartz, em uma entrevista coletiva, respondeu com um "vá se f." à insistência de um entrevistador para que ela definisse sua visão do futuro da companhia.
Vimos ali o verdadeiro Yahoo!, que engole seus presidentes. Um gigante envelhecido, tentando tragicamente se defender.


Tradução de PAULO MIGLIACCI


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