São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tablet da Amazon usa preço contra iPad

Por US$ 199, o modelo, que é mais simples que o da concorrente Apple, não dispõe de câmera nem internet 3G

Kindle Fire chega para clientes dos EUA em novembro; não há previsão de envio do aparelho ao Brasil

VERENA FORNETTI

DE NOVA YORK

A varejista on-line norte-americana Amazon lançou ontem quatro produtos, entre eles um novo tablet, o Kindle Fire, com preço de US$ 199 (R$ 366).
Também foram anunciados o novo Kindle, mais leve e rápido que a versão atual, que custará a partir de US$ 79 (R$ 145), o Kindle Touch, por US$ 99 (R$ 182), que dispõe de tela sensível ao toque, e o Kindle Touch 3G, por US$ 149 (R$ 274) e com internet 3G grátis.
Só o novo Kindle, por enquanto, está disponível para consumidores fora dos Estados Unidos.
A versão internacional é vendida a partir de US$ 109, mas, para a entrega no Brasil, graças aos impostos e ao frete, o preço mais que dobra. Para São Paulo, o valor fica em US$ 255,57.
O tablet da Amazon ainda está em fase de pré-venda. As duas versões do Kindle Touch começam a ser enviadas em 21 de novembro, um pouco depois do Kindle Fire, que tem envio marcado para o dia 15 do mesmo mês.

OFENSIVA
Em entrevista concorrida em Nova York, o presidente da Amazon, Jeff Bezos, apresentou os produtos e provocou os jornalistas de tecnologia, que há quatro anos receberam com ceticismo o lançamento do leitor de livros digitais Kindle.
Bezos alfinetou também a Apple, que lidera o mercado de tablets.
"Nós vamos vender milhares desses produtos. Estamos comprometidos em oferecer produtos premium por um preço acessível", afirmou.
Bezos afirmou que a Amazon deve se empenhar no sentido de aumentar a oferta de produtos.
Segundo ele, para o Kindle, as opções de livros digitais à disposição do consumidor passaram de 90 mil há quatro anos para mais de um milhão de títulos.

COMPARAÇÕES
O Kindle Fire custará menos da metade do preço da versão mais barata do iPad, que sai por US$ 499 (R$ 917) e é mais leve que o aparelho desenvolvido pela Apple.
O tablet da Amazon recém-lançado não tem câmera, microfone ou internet 3G.
O Kindle Fire acessa a web por rede Wi-Fi e usa sistema operacional Android com interface feita pela Amazon.
Quem comprar o aparelho terá direito a um mês de acesso gratuito ao Amazon Prime. O serviço inclui o "streaming" de filmes (sem necessidade de download). Sua assinatura anual custa US$ 79.
Outra vantagem é o armazenamento grátis na nuvem, o que dispensa o consumidor de conectar o aparelho a um computador caso queira manter uma cópia de segurança dos seus arquivos.
O modelo mais simples do leitor digital da Amazon, chamado somente de Kindle, perdeu o teclado e não tem tela sensível ao toque. A tela é de seis polegadas.
O modelo já está disponível para pronta entrega no site da Amazon.


Texto Anterior: Cotações/Ontem
Próximo Texto: Análise/Competição: Amazon aposta na conquista dos 'sem-tablet'
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.