São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em crise, hipermercado busca Nordeste

Com modelos adaptados, varejo experimenta abrir grandes unidades em mercados menos consolidados

Grupo Pão de Açúcar vai inaugurar 30 lojas com foco no Nordeste e no Centro-Oeste; Walmart quer cidades menores

MARIANA SALLOWICZ

DE SÃO PAULO

GABRIEL BALDOCCHI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As redes de varejo encontram em mercados menos consolidados força para expandir os hipermercados, mostrando que ainda há espaço para esse modelo de negócios no país.
A escassez de terrenos grandes e baratos somada às mudanças de hábitos dos consumidores têm dificultado a abertura das lojas maiores em regiões com varejo maduro. Cidades do Centro-Oeste e do Nordeste servem de alternativa para manter o crescimento.
O Grupo Pão de Açúcar pretende inaugurar 30 unidades de grande porte nos próximos três anos, com foco nessas regiões, mesmo número previsto para os supermercados. Das últimas 9 inaugurações de hipermercados da rede, 6 ocorreram no Centro-Oeste e no Nordeste.
A eficácia do modelo foi um dos pontos principais na disputa entre Casino e Pão de Açúcar. O sócio francês usou como uma das justificativas para a recusa da compra do Carrefour a avaliação de que o investimento em unidades grandes era equivocada.
"O hipermercado tem sido modernizado e adaptado à nova realidade, chegando mais e mais a cidades menores. Continua sendo um dos nossos principais focos de atuação", afirma o presidente do Walmart no Brasil, Marcos Samaha.
A rede abriu sete hipermercados em 2010 e, para este ano, planeja mais dez. Entre as cidades com inaugurações, está Juazeiro do Norte (CE).
O varejo local também encontra novos mercados para expandir a modalidade.
O GBarbosa, com sede em Sergipe, abriu desde o ano passado cinco hipermercados no Nordeste, como na cidade de Lauro de Freitas (BA).
Na rede Condor, do Paraná, as inaugurações de hipermercados em Castro e São José dos Pinhais vão fazer o modelo superar o número de supermercados do grupo.

COMPACTOS
Para chegar a esses mercados e manter o modelo viável, as companhias adaptam. Unidades que costumavam ocupar até 10 mil metros quadrados havia cinco anos, têm atualmente até 7.000. Surgiu também o "hipercompacto", com cerca de 4.000 m˛.
"O crescimento dos hipermercados foi mais lento durante algum tempo, enquanto fazíamos essa revisão. Fomos obrigados a reduzir", afirma José Roberto Tambasco, vice-presidente-executivo do Grupo Pão de Açúcar.
A modalidade, que costumava abrir somente em cidades com mais de 600 mil habitantes, agora chega a locais com 250 mil.
Com maior oferta de serviços, as lojas são reconhecidas como centros de entretenimento nesses municípios.
As salas de cinema no Condor de Paranaguá (PR) são ponto de encontro no fim de semana. "Foi um sucesso total. Pretendo repetir esse tipo de atração", diz o presidente da rede Pedro Joanir Zonta.


Texto Anterior: Manifestação: Polícia vê 'criminosos' em tumulto de Jirau
Próximo Texto: BNDES terá de explicar apoio ao Pão de Açúcar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.