São Paulo, sábado, 29 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Venezuela nega que vá construir refinaria no Brasil sem a Petrobras

Embaixador refuta reunião de Roseana com PDVSA em Caracas sobre usina no MA

ISABEL FLECK
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

O embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilién Sánchez, negou ontem que seu governo esteja negociando a construção de uma refinaria, sem a participação da Petrobras, no Maranhão.
Segundo ele afirmou, "não há qualquer projeto" ou mesmo quaisquer conversas neste sentido entre a empresa petrolífera estatal venezuelana PDVSA (Petróleos de Venezuela S.A) e o governo do estado do Maranhão.
"O único contato que tive até hoje com [a governadora] Roseana Sarney foi há cinco, seis meses, quando visitei o Maranhão - o que já fiz com vários outros Estados da Região Norte e da Nordeste", afirmou à Folha.
"E não falamos sobre esse assunto, projeto de refinaria", completou Sánchez.
O embaixador disse que esteve em na capital venezuelana, Caracas, no início desta semana, e que chegou a viajar na mesma aeronave que o ex-ministro José Dirceu para aquela capital.
"Mas não houve nenhum jantar com o presidente Hugo Chávez, comigo, com a PDVSA e José Dirceu", disse, em referência a informação publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo".
"O que sei é que a governadora Roseana Sarney nunca foi à Venezuela."
Em Caracas, o embaixador Maximilién Sánchez teria tido apenas um "encontro casual" com Dirceu, em que falaram sobre política e o novo livro publicado pelo ex-ministro do governo Lula.
O embaixador disse que o projeto da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, anda "muito bem", e não há razão para prever um projeto no Brasil sem a participação da Petrobras.
Segundo ele, a PDVSA apresentou no fim de setembro o pacote de garantias financeiras ao BNDES para assumir 40% do financiamento da obra.


Texto Anterior: Commodities: Área do pré-sal produz mais água que óleo
Próximo Texto: Para dobrar receita, BRF vai investir R$ 2 bilhões
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.