São Paulo, sábado, 30 de abril de 2011

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Crescem dúvidas sobre sucesso do jornal para tablet "Daily"

Estudo mostra que número de tweets gerados por publicação cai desde seu lançamento

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

O "Daily", o primeiro jornal exclusivo para iPad, foi lançado com muito barulho no início de fevereiro, prometendo ser inovador.
Mas, passados quase três meses, o alvoroço perdeu força e crescem os questionamentos sobre seu sucesso.
A palavra oficial só deve sair na semana que vem, quando a News Corp., a empresa que lançou o "Daily", divulgar seu balanço.
Mas alguns indicadores apontam para o revés do jornal para o tablet da Apple.
O principal deles é um estudo do Niemam Journalism Lab, da Universidade Harvard, que mostra que o número de tweets gerados pelo jornal vem caindo.
No dia de lançamento, o aplicativo do "Daily" criou 387 mensagens no Twitter, ou seja, basicamente pessoas que leram suas reportagens e as recomendaram para seus seguidores na rede social. Duas semanas depois esse número estava em 104, e, no fim de março (dado mais recente disponível), ficou abaixo de cem.
No mês passado, o "Guardian" disse que se estima que só 5.000 pessoas tinham feito a assinatura anual, que custa US$ 39,99. O número foi contestado pelo "Daily", que, no entanto, não revelou quantos assinantes tem.
No dia do lançamento, Rupert Murdoch, o presidente da News Corp., afirmou que o jornal seria um sucesso quando vendesse milhões.
"Nossas ambições são muito grandes, e nossos custos, muito baixos." O projeto exigiu investimentos de US$ 30 milhões.

15 MINUTOS DE FAMA
Para Ken Doctor, consultor do setor de mídia, o barulho criado pelo jornal da empresa de Murdoch é o equivalente aos 15 minutos de fama pregado por Andy Warhol.
"Não me surpreende que não se tenha ouvido falar muito dele. Um produto cresce ou fracassa dependendo da sua qualidade."
Para ele, o "Daily" teve o seu "merecido momento no sol" por ter sido o pioneiro no tablet, mas não tem um conteúdo nem um formato "distintos", que atraiam o consumidor a adotá-lo.
Doctor continua otimista com o cenário para o jornalismo nos tablets, porém faz ressalvas no curto prazo. "O modelo de negócios ainda é imaturo."
Mas prevê que esse cenário vai começar a melhorar no ano que vem, com mais gente adquirindo tablets.


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