São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Preço do barril de petróleo volta a subir

Alta vem de reavaliação do uso maior de reservas

DO "FINANCIAL TIMES"

O preço do barril de petróleo subiu mais de US$ 3 ontem, recuperando as perdas ocasionadas pela decisão de países consumidores de tirar de suas reservas o maior volume de óleo desde 1991.
Na prática, a medida tenta derrubar preços, combater a especulação e dar aviso à Opep, o cartel dos produtores, que no início do mês não conseguiu acertar uma alta nas cotas de produção.
O petróleo tipo Brent fechou em US$ 112,40 o barril, maior valor desde quinta, quando a AIE (Agência Internacional de Energia) concordou em tirar das reservas 60 milhões de barris em 30 dias, para compensar as perdas na Líbia, país em guerra civil.
A reavaliação do impacto da decisão da AIE motivou a reversão. Analistas agora esperam que a oferta de petróleo caia nos próximos anos.
Para o analista do Barclays Capital Amrita Sen, a medida pode exacerbar a queda da oferta no longo prazo, caso reduza preços no curto.
"Emergentes são criticados por não permitir que seus consumidores encarem o verdadeiro preço, via subsídios. Temo que a AIE tenha feito o mesmo [nos ricos]."


Texto Anterior: Lentidão do governo cria novo mercado
Próximo Texto: Balanço: Grupo São Martinho contabiliza lucro líquido recorde
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.