São Paulo, sábado, 30 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

China compensa EUA e Europa, diz Vale

Vendas para o país asiático crescem 32% no segundo trimestre e, para a mineradora, devem permanecer firmes

Empresa bate recorde de maior lucro em um só semestre entre as companhias com ações negociadas na Bolsa

LEILA COIMBRA
DO RIO

Depois de se tornar a empresa com ações negociadas em Bolsa que mais lucrou em um semestre no Brasil, desbancando a Petrobras, a Vale prevê que o mercado mundial de minério de ferro vai permanecer aquecido neste segundo semestre.
O presidente da mineradora, Murilo Ferreira, disse que, apesar das preocupações com a estabilidade da Europa e dos Estados Unidos, está otimista com relação à China, que foi responsável por 32% das vendas da empresa no segundo trimestre de 2011.
"A economia chinesa continuará aquecida e demandando importações de minério de ferro", afirmou.
Na primeira conferência com analistas financeiros desde que chegou ao comando da Vale, em maio, Ferreira mostrou sintonia com o governo e reiterou o interesse em investir em siderurgia: "Hoje, no Brasil, as siderúrgicas não investem em aço, tentam ser mineradoras".
Ferreira também apoiou o novo código de mineração que será enviado pelo governo ao Congresso ainda neste ano e que prevê o aumento do pagamento dos royalties pelas empresas mineradoras.
"Vi uma minuta do projeto e só levei à presidente Dilma Rousseff a preocupação em manter a competitividade da empresa", afirmou ele aos analistas.
Ferreira disse que a empresa vem encontrando dificuldades de investir o total programado para o ano, de US$ 24 bilhões. Nos seis primeiros meses de 2011 apenas 28% do orçamento global foi investido (US$ 6,7 bilhões).

LONGE DO ALVO
"O plano de investimentos de 2011 continua o mesmo, mas sei que estamos muito longe do nosso target", afirmou Ferreira.
Segundo ele, problemas como atrasos no licenciamento ambiental, desenvolvimento de projetos de engenharia civil e o encarecimento dos custos das obras são os principais desafios a superar.
O diretor financeiro da empresa, Guilherme Cavalcanti, afirmou que não está preocupado com as discussões sobre o teto da dívida norte-americana porque os Estados Unidos não são um mercado significativo para a Vale.
Para o executivo, a China "tem a capacidade de compensar as crises no mundo ocidental". Segundo ele, o preço do minério de ferro deve manter estabilidade no terceiro trimestre.


Texto Anterior: OSX, de Eike Batista, pode dobrar estaleiro
Próximo Texto: Rentabilidade: Lucro bate recorde no semestre
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.