São Paulo, sábado, 30 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

INGLATERRA

Agregador de notícias precisa ter autorização de jornais, diz corte

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - A Justiça da Inglaterra determinou que um serviço que oferece notícias com links para conteúdo de jornais diversos precisará ter autorização das empresas de comunicação para oferecer o material aos clientes.
A corte britânica rejeitou recurso do serviço Meltwater News em conjunto com a Associação dos Consultores de Relações Públicas no processo movido pela Associação de Licenciamento de Jornais e editoras contra a empresa.
A Justiça entendeu que as manchetes apresentadas pelo serviço representavam obras editoriais, independentemente de direcionarem a uma notícia externa.
Pelo entendimento, a reprodução de trechos das notícias também representa uma cópia do trabalho editorial do site que gerou o conteúdo original.
A corte considerou, assim, que a distribuição de links para notícias de outros sites infringe a lei de direitos autorais e que seria necessária, portanto, uma autorização da Associação de Licenciamento de Jornais ou do site jornalístico responsável pela notícia.


Texto Anterior: Nokia perde liderança em smartphones
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.