São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 2011

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FOCO

Mídia hispânica nos Estados Unidos avança mais que a em língua inglesa, mostra estudo

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

A mídia hispânica nos EUA cresceu no ano passado e alguns segmentos registraram resultados melhores do que os da mídia tradicional em língua inglesa, de acordo com estudo divulgado pelo instituto americano Pew Research Center's Project for Excellence in Journalism. A circulação dos diários hispânicos auditados de forma independente cresceu 1,9% em 2010, atingindo 1,02 milhão de exemplares.
Muitos conglomerados americanos da mídia tradicional ainda se recuperam da crise econômica e registram queda na circulação. No final do período, existiam 832 jornais direcionados ao público latino-americano, número que ficou estável em relação a 2009. As publicações têm tiragem diária, semanal ou são editadas mais de uma vez por semana.
No entanto, o gasto com publicidade nos jornais hispânicos avançou 2% em 2010, recuperando-se do recuo de 16,4% do ano anterior. Os dados sobre publicidade, que constam na pesquisa do Pew Research Center's, são da Kantar Media e consideram só jornais hispânicos editados em espanhol, sem contabilizar as publicações em inglês para esse público.
A Kantar mostra que os anúncios em TVs hispânicas também ganharam fôlego no ano passado, com alta de 10,7%, impulsionados principalmente pela propaganda relacionada à Copa do Mundo em redes como a Univision -quinta maior em audiência no horário nobre americano.
O aumento nos gastos com publicidade nas TVs hispânicas é maior que o registrado nas TVs americanas para o público em geral. O crescimento da receita de mídia televisiva para todos os públicos foi de 10,3%.
Segundo a pesquisa do Pew Research Center's, o número de rádios latino-americanas cresceu em 2010, assim como a publicidade em revistas dirigidas à comunidade.
O levantamento também detectou que a mídia hispânica têm procurado avançar na internet. A Univision lançou um serviço de notícias em inglês no Twitter e o jornal "La Opinión" fez parceria para ampliar o conteúdo em vídeo oferecido no site.


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