São Paulo, sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Número de atendimentos para seguro-desemprego cai em SP

Com nova regra, espera chega a 8 horas; antes, eram apenas 2

DO "AGORA"

A nova regra do seguro-desemprego reduziu o número de atendimentos feitos por dia para pedidos do benefício. Além disso, os trabalhadores estão tendo de esperar mais tempo para serem atendidos.
Agora, o Ministério do Trabalho pode suspender o seguro-desemprego caso o trabalhador recuse, sem justificativa, um emprego oferecido pelo governo.
No Poupatempo da Sé (região central da capital paulista), os trabalhadores aguardam mais de oito horas para serem atendidos desde segunda-feira, quando a nova regra foi implantada no posto. Anteontem, a reportagem pegou uma senha de atendimento às 10h, que foi marcado somente para as 18h do mesmo dia (antes, a espera era de duas horas).
Segundo atendentes, o número de atendimentos por dia foi reduzido de 600 para 230 devido à mudança na regra do benefício. Os trabalhadores também reclamaram do novo sistema. O motorista de carreto Claudemir Inácio, 41, mora em Pirituba (zona oeste) e foi encaminhado para uma vaga na Água Rasa (zona leste).
Tentou recusar o emprego por ser distante de sua casa. Ele levaria pelo menos uma hora para chegar ao trabalho, de ônibus. O ministério, porém, não aceitou sua justificativa. "Isso é um absurdo, me obrigam a ir para uma entrevista incompatível com meu endereço."

OUTRO LADO
Procurado pela reportagem para comentar sobre as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, Rodolfo Peres Torelly, diretor do Departamento de Emprego e Salário, órgão que pertence ao Ministério do Trabalho e Emprego, justifica a redução dos atendimentos pelo fato de ser um sistema novo que unifica as vagas em todo o país.
Por problemas técnicos, o sistema às vezes sai do ar, afirma Torelly. Segundo o ministério, a nova regra deverá afetar quem recebe, por mês, até R$ 1.500, porque são esses os trabalhadores que mais usam o seguro-desemprego.


Texto Anterior: Funcionários dos Correios se reúnem hoje
Próximo Texto: Segurança no trabalho: Funcionários da Petrobras fazem 'operação tartaruga' em refinaria
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.