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CRÍTICA EMPRESAS
Coletânea auxilia a traçar plano de internacionalização
Livro arrisca ao usar caso chinês como modelo, mas análise é interessante
ROBERTO GIANNETTI DA FONSECA
ESPECIAL PARA A FOLHA
O fenômeno da internacionalização de empresas brasileiras é muito recente e ainda
carente de estudos e pesquisas sobre sua breve experiência. A obra "Multinacionais
Brasileiras" vem exatamente
preencher essa lacuna, ao
apresentar uma análise
abrangente sobre o tema.
Construído em quatro blocos, o livro apresenta tanto
aspectos teóricos como experiências práticas de selecionadas companhias multinacionais brasileiras.
No primeiro bloco os autores examinam as estratégias
de internacionalização das
empresas nas ultimas décadas, com ênfase na experiência chinesa, e como evoluíram os padrões de competição e gestão internacional.
A escolha da experiência
chinesa é questionável por
tratar-se de caso muito especifico de uma economia altamente centralizada, mas não
deixa de se constituir em
análise muito interessante,
na qual são relatadas as motivações e estratégias vistas
pelas multinacionais chinesas nos últimos 20 anos.
Ainda no primeiro bloco,
os autores descrevem com
muita competência os processos de internacionalização de empresas, e como o
gradualismo e a descontinuidade desses processos têm
sido observados pelos estudiosos do tema.
No segundo bloco, destacam a experiência brasileira
recente de internacionalização e relacionam esse processo com a evolução da atividade exportadora.
São abordados também os
obstáculos internos e externos que dificultam o processo, e como as empresas deste
país podem enfrentá-los.
Em seguida é realizada
uma análise do grau de internacionalização das empresas brasileiras, seja por indicadores contábeis ou gerenciais, seja por coeficiente de
exportações sobre o faturamento. Também são estudadas as relações de trabalho
observadas na experiência
de internacionalização, e o
caso específico do setor calçadista brasileiro.
CASOS DE SUCESSO
No terceiro bloco é analisada a questão da inovação
como fator competitivo das
multinacionais brasileiras,
com relato de experiências
bem-sucedidas como as de
Embraer, Odebrecht, Gerdau, Natura e Petrobras.
Esses casos emblemáticos
representam uma valiosa referência da cultura empresarial brasileira no mercado internacional.
Finalmente, o quarto e último bloco trata de experiências de "offshoring" de serviços no Brasil, comparando-as com casos semelhantes na
Índia, na China e em Taiwan,
entre outros países.
Em seguida discute-se como alavancar recursos para a
internacionalização de micro, pequenas e médias empresas, e as dificuldades intrínsecas desse segmento
empresarial nesse processo.
Por fim, os autores referem-se aos consórcios de exportação como importante
ferramenta de inserção das
pequenas e médias empresas
no mercado internacional.
Esta coletânea reúne valiosa contribuição prática e teórica para que empresários,
executivos e estudiosos do
tema obtenham melhor compreensão do processo de internacionalização e, assim,
consigam formular melhores
estratégias e iniciativas nos
seus próprios casos.
Trata-se de obra para ser lida e consultada pelos interessados nesse fascinante tema contemporâneo.
ROBERTO GIANNETTI DA FONSECA,
economista e empresário, é diretor titular
de comércio exterior e relações
internacionais da Federação das Indústrias
do Estado de São Paulo.
MULTINACIONAIS
BRASILEIRAS
AUTOR Moacir de Miranda Oliveira
Jr. e colaboradores
EDITORA Bookman
QUANTO R$ 68 (358 págs.)
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