São Paulo, domingo, 30 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

Recuperação de pastagens é alternativa para ampliar cultivos

GITÂNIO FORTES
EDITOR-ADJUNTO DE MERCADO

O Brasil é um país com uma vantagem econômica clara no terreno dos recursos naturais. Dispõe de uma das maiores áreas com vocação agrícola do mundo, com boa parte delas ainda inexploradas.
Especialistas calculam que, dos 853 milhões de hectares do país, as cidades, as reservas indígenas e as áreas de preservação, incluindo florestas e mananciais, cubram por volta de 470 milhões.
Em números redondos, mais 280 milhões se destinam para a agropecuária -200 milhões para pastagens e 80 milhões para a agricultura, somadas as lavouras anuais e os cultivos perenes, como o café e a fruticultura.
Restam pouco mais de 100 milhões de hectares com aptidão para uso agrícola. Para produzir mais, porém, não é preciso avançar sobre eles. Cerca de 80% das pastagens no Brasil central estão degradadas, dizem especialistas. Recuperadas, elas também podem servir para o cultivo.


Texto Anterior: Para ministério, região terá aumento no plantio de grãos
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Indignados e desanimados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.