São Paulo, terça-feira, 30 de novembro de 2010

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Vendas do iPad começam à 0h de sexta

Tablet será vendido inicialmente somente nas lojas da Apple; operadoras de telefonia terão de esperar até abril de 2011

Preço de modelos varia de R$ 1.649 a R$ 2.599; sites também vão comercializar o equipamento portátil

JULIO WIZIACK
DE SÃO PAULO

As operadoras de celular não ficaram surpresas com o lançamento do iPad, que será vendido somente nas lojas da Apple, mas não gostaram de ficar impedidas de vendê-lo no final do primeiro trimestre de 2011.
Oficialmente, a Apple e as operadoras não comentam o assunto. Mas a Folha apurou que as negociações avançavam para que as teles pudessem esperar não mais que um mês pela venda do iPad em suas lojas.
Ainda segundo a Folha apurou, essa nunca foi uma opção dada pela Apple. Nos EUA, as operadoras AT&T e Verizon só começaram a vender os tablets cerca de sete meses após o lançamento nas lojas da Apple. Até o Best Buy, uma das maiores redes de eletrônicos do país, vendeu antes das teles.
No Brasil, não será diferente porque a estratégia da fabricante americana é fortalecer seus pontos de venda. Mas há chances de que a espera das teles seja menor do que elas acreditam.

LARGADA
As vendas do iPad começam à 0h de sexta, dia 3, em quase 150 lojas e revendedores autorizados do país.
Na Fnac em São Paulo, o lançamento será na loja do shopping Morumbi.
No evento, haverá DJs, coquetel e convidados especiais com direito a contagem regressiva para o início das vendas.
Sites como a Americanas.com, Extra.com e Submarino também comercializarão o equipamento.
Tanto nas lojas como na internet as vendas poderão ser parceladas em até dez vezes sem juros no cartão de crédito. Pela loja da própria Apple, será possível parcelar em até 12 vezes sem juros.
Seis modelos estarão disponíveis: três que funcionam em redes Wi-Fi (tipo de conexão à internet sem fio) e outros três híbridos, que aceitam redes Wi-Fi e 3G.
Os preços do tablet variam de R$ 1.649 a R$ 2.559.
Os modelos híbridos são mais caros e, em geral, quanto mais memória, mais elevado o preço, independentemente da tecnologia de conexão à internet.
Nos Estados Unidos, o preço inicial do tablet no dia de lançamento (abril) foi de R$ 913 (16 Gbytes, Wi-Fi). O iPad mais caro foi o de 64 Gbytes e conexão 3G: R$ 1.517.

PLANOS
Mesmo apesar de não venderem o iPad, as operadoras estão preparando pacotes de dados especiais para o produto. Até o fechamento desta edição, a Folha conseguiu confirmar pacotes de dados da Claro e da Oi para o tablet da Apple. A ideia é oferecer mais vantagens de preços para estimular o uso da internet pelas redes 3G.
Apesar de ficarem restritas somente à venda de chips nas lojas da Apple nesse momento (algo necessário para que os modelos 3G funcionem fora de ambientes Wi-Fi), as teles não reclamam de ter escapado dos gastos com a compra do iPad, caso tivessem sido liberadas para vendê-lo agora.
Além disso, as teles acreditam que a Apple ainda está com problemas de entrega devido à demanda mundial acima da estimada. Desobrigadas a venderem o iPad, elas estariam livres de arcar com esse risco junto aos seus clientes.


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