São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

Megaexpansão acompanhou avanço do setor

TATIANA FREITAS
DE SÃO PAULO

A megaexpansão da Vale, liderada por Roger Ag- nelli, acompanhou o desenvolvimento do setor de mineração, que refletiu o crescimento da China.
O lucro líquido da brasileira cresceu 1.215% de 2001 a 2010, quando a empresa atingiu o maior resultado da história do setor. Entretanto, em percentuais, a expansão é semelhante à de seus concorrentes.
"A demanda e o preço do minério se multiplicaram, e a China passou de um consumidor de minério pouco relevante para o maior", afirma Eduardo Roche, analista da Modal Asset.
E o maior crescimento da demanda por minério de ferro, em relação a outros metais, também contou mais a favor da Vale. Cerca de 73% de sua receita vêm do minério, ante 28% da Rio Tinto e 21% na BHP.
"Mas não vamos tirar o mérito do seu presidente, não podemos creditar a expansão só ao mercado", diz.
Apesar da contribuição de Agnelli, Roche afirma que o mercado aceitou a sua saída e aguarda o anúncio oficial de Tito Martins como substituto. "Dos males, o menor. É uma transição interna, sem viés político."


Texto Anterior: Raio-X: Tito Martins, 47
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Vocês vão ter de me engolir
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.