São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 2011

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Carros pequenos avançam nos EUA, após a alta da gasolina

Em abril, 25% das vendas foram de compactos ou subcompactos, ante 10% uma década atrás

Montadoras americanas passam a focar os veículos pequenos e ampliam sua cota nesse segmento do mercado

BILL VLASIC
DO "NEW YORK TIMES", EM DETROIT

Depois de anos de derrotas para os rivais japoneses, a indústria automobilística dos Estados Unidos está fazendo dos carros pequenos parte central de sua estratégia.
O setor busca aproveitar uma mudança nas preferências dos consumidores, em uma era de alta rápida nos preços da gasolina. Os esforços já começam a dar frutos no mercado. O minúsculo Ford Fiesta é o subcompacto mais vendido do ano nos Estados Unidos.
E o Chevrolet Cruze, da GM, teve vendas muito elevadas entre os carros pequenos, no mês passado, perdendo apenas para o Honda Civic, líder do segmento.
Quase 25% dos veículos vendidos em abril nos Estados Unidos eram modelos compactos ou subcompactos, ante pouco mais de 10% uma década atrás.
Dos carros pequenos vendidos em abril, cerca de 27% eram modelos norte-americanos, ante 20% no mesmo mês em 2010. Os dados sobre as vendas de maio serão divulgados amanhã.
"A demanda de mercado e a receptividade a esses veículos simplesmente não existiam quatro ou cinco anos atrás", disse Jeremy Anwyl, presidente-executivo do Edmunds.com, um site de pesquisa sobre o mercado de automóveis.
A transformação que Detroit vive foi deflagrada pela pior crise financeira em gerações, mas também foi auxiliada por um conjunto incomum de circunstâncias.
O sindicato dos operários automobilísticos (UAW) fez concessões amplas quanto a salários e benefícios.
O governo Obama utilizou as concordatas da GM e da Chrysler para estimular as montadoras a se preocupar mais com a economia de combustível.
E a psicologia dos compradores de automóveis norte-americanos sofreu uma mudança notável.
"A coisa mais importante que tínhamos de fazer era restaurar nossa reputação como empresa fabricante de veículos econômicos", disse James Farley Jr., vice-presidente mundial de vendas e marketing da Ford.

CONCORRÊNCIA ASIÁTICA
O domínio do carro pequeno japonês caiu em parte porque a Toyota e as demais montadoras do Japão não atualizaram seus modelos menores de modo consistente, nos últimos anos.
Mas os carros estrangeiros continuam a oferecer forte concorrência a Detroit. A montadora sul-coreana Hyundai lançou modelos bem recebidos, e a Honda recentemente lançou uma nova versão do Civic, há muito o líder do mercado no país.
John Mendel, o principal executivo de vendas da Honda nos Estados Unidos, diz que a montadora japonesa está confiante.
"Produtos melhores dos concorrentes? Isso é ótimo para o mercado, mas o Civic continua a ditar tendências."

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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