São Paulo, terça-feira, 31 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEFICIT EXTERNO

Mantega afirma que dólar vai se valorizar nos próximos meses

DE SÃO PAULO - O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse ontem acreditar em uma valorização do dólar nos próximos meses por conta do aumento do deficit externo no Brasil.
Em seminário promovido pela FGV, Mantega afirmou, porém, que a piora no resultado das contas externas do país deve ser "passageira" e que decorre, principalmente, do forte aumento da remessa de dólares para o exterior de multinacionais instaladas no país.
Nas contas do ministro, as empresas estrangeiras estão enviando às suas matrizes cerca de US$ 32 bilhões (R$ 56,2 bilhões), neste ano, como resultado do fraco desempenho que estão tendo em outros mercados, especialmente os desenvolvidos -mais atingidos pela crise financeira.
Apesar da pressão sobre as contas externas (resultado do aumento das importações sobre as exportações), Mantega disse que a economia mantém um "clima de tranquilidade" às vésperas das eleições.
Para o ministro, o país poderá continuar crescendo acima de 5% a partir de 2011. Ele disse discordar ainda dos que acreditam em desaceleração maior no desempenho brasileiro a partir do ano que vem.
Mas, segundo as previsões do ministro para o segundo trimestre, teria ocorrido uma desaceleração na economia. Ele previu para o período uma alta entre 0,5% a 1% do PIB ante janeiro e março. E que, em 2010, a expansão será de 7%.
O dado oficial do segundo trimestre será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na sexta. No primeiro trimestre, o país cresceu 2,7% ante o anterior, impulsionado pelo desempenho da indústria e pelos investimentos.


Texto Anterior: Atuação do BNDES é tema de debate hoje
Próximo Texto: Preços: IGP-M sobe 6,99% em 12 meses, aponta FGV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.