Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Notícia é recebida com rancor na Argentina e pesar nas Malvinas

DE BUENOS AIRES

A morte de Margaret Thatcher foi recebida com rancor na Argentina e tristeza nas ilhas Malvinas (Falklands, para os britânicos).

O governo do arquipélago lançou comunicado: "ela será sempre lembrada nas ilhas por sua decisão de enviar as forças que liberaram nosso lar da invasão argentina".

Já Mario Volpe, líder dos veteranos argentinos da guerra, lamentou que Thatcher tenha morrido "impune". "Ela teve a oportunidade de parar o conflito, mas ao contrário, o intensificou", declarou.

Na Argentina, Thatcher é vista como co-responsável, junto do regime militar, pela guerra de 1982, que teve 650 argentinos mortos. O episódio mais dolorosamente lembrado foi o afundamento do navio Belgrano por um submarino. Mais de 300 soldados argentinos, a maioria por volta dos 18 anos, morreram.

Para interceptar o Belgrano, o Reino Unido obteve informações por meio do Chile. Ontem, jornais chilenos relembraram o vínculo de Thatcher e do ditador Augusto Pinochet, a quem ela apoiou quando este estava preso em Londres. (SYLVIA COLOMBO)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página