Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'É um concurso de feiura', afirma analista

DE NOVA YORK

O fracasso da comissão do Congresso dos EUA que analisa o futuro fiscal do país derrubou as Bolsas ontem, impulsionou o dólar e fez com que os analistas voltassem novamente a atenção para a economia americana.

"O que está acontecendo [na economia] é o inverso de um concurso de miss, em que você escolhe quem é a mais bonita. É um concurso de feiura. Você olha para a Europa. Aí volta e dá uma olhadinha para os EUA e vê que não está tão melhor", diz o analista Tony Volpon, da corretora Nomura.

Segundo ele, embora o mercado já esperasse um fracasso da supercomissão americana, o resultado das negociações fez com que os analistas voltassem a prestar atenção nos dados americanos. "O foco estava muito na Europa, e as pessoas foram relembradas que o processo político nos EUA não está tão difícil quanto na Europa mas também está ruim."

Para Marcelo Salomon, do Barclays Capital, o fracasso elevou o temor de que um ajuste nos estímulos fiscais americanos, como em programas que beneficiam desempregados, comece já no ano que vem, e não só em janeiro de 2013, quando os cortes teriam início pela previsão inicial dos analistas.

"Uma retração mais rápida do que se imaginava pode colocar em xeque a recuperação, ainda frágil, da economia americana", afirma Salomon. (VERENA FORNETTI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.