Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Polícia mata suspeito de atentado e prende seu irmão mais novo

Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, de origem tchetchena, são tidos como autores do ataque à maratona de Boston

Tamerlan, 26, foi morto em tiroteio com agentes; busca por Dzhokhar, 19, paralisou a cidade por todo o dia de ontem

JOANA CUNHA ENVIADA ESPECIAL A BOSTON

A polícia de Boston matou ontem um suspeito de ter colocado as duas bombas na maratona da cidade na última segunda-feira e prendeu seu irmão mais novo.

A caçada a Dzhokhar Tsarnaev, 19, (pronuncia-se "djórrar tzarnáiev") mobilizou cerca de 9.000 policiais e parou grande parte de Boston e cidades vizinhas.

Antes, seu irmão Tamerlan, 26, havia sido morto em um tiroteio com a polícia.

Os irmãos, cuja família vem da Tchetchênia (república russa na região do Cáucaso), apareciam nos vídeos e fotos divulgados anteontem pelo FBI, que pedia a ajuda da população para reconhecê-los e denunciá-los.

Não está claro ainda se os jovens, que viviam legalmente nos EUA, agiram de forma isolada ao colocar as bombas, que mataram três pessoas e feriram mais de 170, ou em nome de alguma organização política. A Tchetchênia tem forte influência islâmica.

Dzhokhar foi preso após ser encurralado num barco nos fundos de uma casa em Watertown, perto de Boston.

Sua presença foi percebida pelo morador, que chamou a polícia. Ele já estaria sangrando ao chegar, possivelmente em razão do confronto anterior com a polícia.

No fim da tarde, uma grande operação foi montada para capturá-lo.

O jovem resistiu à prisão e houve troca de tiros. Acabou preso e levado em estado grave para um hospital.

Moradores da região comemoraram nas ruas gritando "USA! USA!" e aplaudindo os policiais. Em Washington, o presidente Barack Obama disse que "eles [os suspeitos] fracassaram, porque, como americanos, nos recusamos a sermos aterrorizados".

A captura encerrou 22h de uma caçada. Ela começou anteontem à noite, mesmo dia em que fotos e vídeos foram divulgados pela polícia.

Nas imagens, cada um levava uma mochila onde estariam guardados os artefatos explosivos montados em panelas de pressão e deixados perto da linha de chegada.

Por volta das 22h30 de anteontem (23h30 em Brasília), a polícia foi chamada após um tiroteio no MIT (Massachusetts Institute of Technology), que resultou na morte de um segurança.

Os irmãos depois roubaram um carro, mas soltaram o motorista. O veículo foi perseguido pela polícia, e houve tiroteio, no qual Tamerlan morreu. O irmão, no entanto, conseguiu furar o bloqueio.

PÃNICO

Pela manhã, vieram os avisos da polícia para que a população permanecesse em casa. Havia o temor de que Dzhokhar tivesse explosivos no corpo.

Escritórios, lojas, escolas e prédios públicos ficaram fechados durante todo o dia. A Interpol emitiu alerta internacional.

Em um restaurante onde estava a Folha na hora do almoço, a música foi interrompida e substituída por um alarme. Em seguida, foi emitido um comunicado recomendando que as pessoas permanecessem dentro de lugares fechados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página