Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo premiê da Espanha prepara pacote de cortes

LUISA BELCHIOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM MADRI

Os espanhóis vão ganhar de Natal um pacote de cortes orçamentários que só pouparão as pensões. Mariano Rajoy, eleito no domingo premiê da Espanha, debutará no poder com essa medida, que ele quer anunciar assim que tomar posse, no fim do ano.

É o primeiro sinal que o conservador dá em resposta às pressões do mercado, que ontem ganharam reforço da chanceler alemã, Angela Merkel, e das agências Fitch e Standard and Poor's.

Merkel pediu em telegrama a Rajoy reformas urgentes, e as agências, que o conservador "surpreenda os mercados" com medidas que garantam a solvência.

Isso porque, pelo que se viu ontem no primeiro leilão do país após as eleições, os investidores ainda não se convenceram da capacidade da Espanha de pagar suas contas.

No leilão, o Tesouro espanhol teve que desembolsar valores recordes nos últimos 18 anos para conseguir vender € 3 bilhões (cerca de R$ 7,4 bilhões) em títulos de três a seis meses. A Bolsa de Madri fechou em queda de 1,45% ontem.

A Fitch mantém a nota de risco da Espanha em AA-, mas com perspectiva negativa. A agência pediu que o conservador aproveite a ampla maioria que seu partido conseguiu no Congresso para aprovar medidas para garantir os objetivos de deficit do país para este ano.

Já o governo da Catalunha, uma das regiões mais ricas da Espanha, se antecipou a Rajoy e anunciou ontem um plano de austeridade que vai cortar salários de funcionários públicos e aumentar os preços do transporte em 2012.

No início de dezembro, antes da posse, Rajoy se reunirá com Merkel e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, para expor seu plano de governo, durante encontro do Partido Popular europeu em Marselha, na França.

Dentro do país, ele já prepara a transição de governos com Zapatero.

O premiê deve ainda deixar o posto de secretário-geral do partido socialista após congresso interno neste sábado. O candidato do partido derrotado por Rajoy, Alfredo Pérez Rubalcaba, é um dos cotados para o posto.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.