Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Opositor é indicado para premiê no Iêmen

Ditador passou poder para vice após acordo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Partidos de oposição ao ditador Ali Abdullah Saleh indicaram ontem Mohammed Basindwa para ser o novo premiê do Iêmen. Ele liderou a oposição ao ditador nos protestos contra o regime iniciados em fevereiro.

Após quase dez meses de protestos, Saleh assinou, na última quarta-feira, na Arábia Saudita, um acordo para deixar o poder em troca de imunidade judicial.

O ditador passou o poder para seu vice, Abed Rabbo Mansour Hadi -que ainda precisa aceitar a indicação de Basindwa.

"Espero que o vice-presidente divulgue a decisão de pedir que ele [Basindwa] forme um governo de união nacional amanhã [hoje]", disse Yahia Abu Usba, líder do partido socialista.

MARROCOS

Cerca de 45% dos 13,6 milhões de eleitores do Marrocos foram às urnas ontem para escolher 395 deputados.

O comparecimento à votação está sendo considerado um teste para a reforma constitucional elaborada pelo rei Mohammed 6º em julho para aplacar o ânimo da população -estimulada pela Primavera Árabe.

Partidos de oposição insatisfeitos com a reforma política chegaram a pedir que o povo boicotasse o pleito.

O índice de participantes foi mais alto que o da eleição anterior, ocorrida em 2007, quando 37% dos 15,5 milhões de eleitores cadastrados foram às urnas.

As vagas no Parlamento são disputadas por dois partidos principais, um de orientação islamita moderada e outro liberal -que possui fortes laços com a monarquia. Eles devem formar um governo de coalizão.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.