Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Polícia liberta 4 idosos de cativeiro no Texas

Segundo investigação, sequestro visava sacar seguro social que moradores de rua recebiam

DE NOVA YORK

O Departamento de Polícia de Houston, no Texas (EUA), encontrou ontem quatro idosos que podem ter sido mantidos por várias semanas em condições precárias em um cativeiro no norte da cidade.

Os quatro homens --aparentemente, moradores de rua, com idades aproximadas entre 50 e 80 anos-- foram aprisionados numa garagem cheia de lixo, sem banheiros e com apenas uma cadeira como mobília, de acordo com investigações que ainda têm diversas questões abertas.

Segundo informações não oficiais, ao menos uma das vítimas disse ter vivido no local por dez anos. Os períodos de cativeiro, porém, podem ter variado: os policiais acreditam que a maioria dos idosos ficou presa por semanas.

"Eles relataram aos policiais que foram atraídos para a casa em troca de promessas de ganharem cigarros e comida, mas depois foram mantidos ali contra a vontade", afirmou Kese Smith, porta-voz da polícia local.

De acordo com as investigações, o objetivo dos captores era sacar o dinheiro do seguro social a que as vítimas faziam jus. Apenas um homem, de idade não declarada, foi preso para ser interrogado, mas as suspeitas contra ele não foram detalhadas.

Três dos idosos, aparentemente malnutridos, foram encaminhados ao hospital, mas suas condições de saúde não foram divulgadas até a conclusão desta edição. Há relatos de que alguns tinham dificuldade de se locomover.

Também foram encontradas na casa quatro mulheres, três das quais aparentam ter deficiência mental, segundo Jodi Silva, outra representante da polícia de Houston. Elas estavam, porém, separadas dos outros idosos, na parte principal da residência.

A quarta mulher foi caracterizada pela polícia como uma "cuidadora". "O papel dela é uma das questões que estão sendo investigadas", disse Kese Smith. As identidades das mulheres também não foram divulgadas.

LEMBRANDO CLEVELAND

O porta-voz da polícia de Houston afirmou que a natureza do cativeiro ainda não está clara. Ele foi questionado sobre possíveis semelhanças com o caso ocorrido em Cleveland (Ohio), em maio deste ano, quando três mulheres --Amanda Berry, Michelle Knight e Georgina DeJesus-- foram libertadas após terem sido aprisionadas e estupradas por dez anos no porão de uma casa na cidade.

Por enquanto, as investigações não apontam semelhança entre os casos. Preso e acusado pelo sequestro em Cleveland, o ex-motorista Ariel Castro nega as acusações.

Diferentemente do crime anterior, em que uma das vítimas conseguiu escapar, no caso de Houston, a polícia foi chamada após uma denúncia feita pelo telefone de emergência ontem de manhã.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página